RAVIOLI ABERTO DE BURRATA, PESTO E TOMATES
200g de massa fresca
1 burrata
1/2 lata de tomates pelados
3 colheres sopa de açúcar
1 pitada de pimenta dedo-de-moça picadinha e sem sementes
1/2 receita de molho pesto
1 punhado de salsinha crespa, para decorar
MASSA
300g de farinha de trigo (tipo 00 se você puder bancar)
3 ovos caipiras (pode ser normal, mas com o caipira ficou tão bonitinho)
2 latas de tomates pelados
1 ramo de alecrim
1 ramo de manjericão
1 ramo de tomilho
1/2 cebola
2 dentes de alho
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino
rende 4 porções
Faça um montinho de farinha, escave um buraco no centro, e quebre ali os ovos. Hora de por a mão na massa! Vá misturando, e no começo gruda mesmo mas depois sai! Vá socando a massa, abrindo e fechando, apertando, socando, enfim, se divertindo, por uns 10 minutos. Isso é o que eles chamam de “trabalhar o glúten”. Vá colocando mais farinha conforme necessário, até que você sinta que ela ficou suave, lisinha. Depois, enrole-a totalmente num filme pvc e deixe descansar na geladeira por 20 minutos.
Enquanto isso, faça esse molho básico, assim: alho e cebola picadinhos refogados no azeite, depois acrescente os tomates e o molho, esmague-os na panela, acerte o sal. Faça um buquê com os ramos de alecrim, tomilho e manjericão, e os coloque afundados dentro do molho, cozinhando. Retire após uns 20 minutos e é só servir.
Voltando à massa: passados os 20 minutos, espalhe farinha de trigo pela sua mesa (e recomendo: tire tudo o que tiver de cima dessa mesa, você vai precisar de todo o espaço). Vá esticando a massa, tentando chegar a uma espessura bem fina, e sempre adicionando mais farinha de trigo conforme ela estica, para mantê-la firme e sem grudar. Vá virando-a de lado e esticando mais. Ao final, uma bela mão de farinha de trigo, e dobre-a em 4 ou em 8, para depois cortar em tiras, que vão dar origem à pasta. Corte as tiras com espessura de 1cm e acho que já conta como tagliatelle ou fettucine – ainda não soube dizer qual a diferença… alguém?
Pasta caseira não demora nada para cozinhar – a hora que ela cai na água fervendo, já está quase pronta. Algo como 2 minutos e você já pode retirá-la, conservando um pouquinho da água, misturando-a com o molho vermelho. Finalize com parmesão ralado, se for a sua praia…