HADDOCK
Escolha m filé alto e coloque em uma panela, cubra com uma metade de água e outra metade de leite. Leve ao fogo baixo até levantar fervura e deixe o Haddock resfriar ainda na panela. Escorra o filé com uma escumadeira e coloque em uma travessa forrada com papel absorvente. Seu Haddock está pronto para ser preparado. Para apreciá-lo, escolhemos a tangerina como companhia, utilizando a casca, os gomos e o suco.
TANGERINA
De preferência, utilizamos a tangerina híbrida, originada no cruzamento da laranja com a tangerina conhecida como clementina. A clementina tem como característica uma casca avermelhada e fina, aroma cítrico intenso e sabor ligeiramente amargo, que se harmoniza com o aroma e o sabor defumado do Haddock. Para o seu preparo, retiramos a casca em tiras finas e separamos os gomos. Para preparar o molho, utilizamos suco concentrado, disponível já pronto. Coloque as tirinhas da casca em água fervente por alguns segundos; retire-as e mergulhe em água gelada; deixe esfriar, escorra e reserve.
COMO APRECIAR
Em uma frigideira, coloque o suco concentrado, as casquinhas da clementina, corrija o sal, deixe levantar fervura até borbulhar e distribua sobre o Haddock pré-aquecido. Guarneça com os gomos da clementina e aprecie com uma taça de Gewürztraminer. Bon appétit!